O ABC DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA

Apresentação:

A Comunicação Não Violenta nos oferece um método simples em que qualquer pessoa pode se conectar a uma energia poderosa, uma energia que a CNV denomina “energia divina”, que potencializa a nossa conexão com a humanidade. Ela é um modo direto e poderoso de agregar mais equilíbrio aos relacionamentos, e essa metodologia de linguagem oferece os meios efetivos para uma comunicação compassiva, positiva e sincera.

Toda a metodologia da CNV se fundamenta na compaixão e na empatia. Ela nos ajuda a recuperar nossa capacidade natural de escutar e agir com o coração. Estudos comprovam que o maior prazer que podemos ter na Terra, é desenvolvemos a nossas habilidades de contribuir com o bem-estar da pessoas.

Estudos realizados para descobrir quais eram as causas da violência, revelaram que existem três origens básicas: A maneira que temos aprendido a pensar; A maneira que temos aprendido a nos comunicar e o jeito com que lidamos com as nossas relações de poder. Por fim, os pesquisadores descobriram que a violência surge pelo uso sistemático da linguagem, uma forma de comunicação que castiga, pune, coage, humilha, ameaça, julga, critica e rotula e que, lamentavelmente, está presente na família e nas escolas. Portanto, é essa comunicação que a CNV quer erradicar.

Objetivo:

A palestra O ABC DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA, tem como objetivo estimular os participantes a compreenderem as atitudes violentas que pairam em nossa cultura, além de incentivá-los a resistir à tentação de fazer uso dela, reconhecendo que é possível vivermos criar ambientes harmoniosos e respeitosos. Contribuindo, assim, para desenvolver relações pacificas e não violentas.

Conteúdo:

– Fundamentos da Comunicação Não Violenta;

– A Escola Girafa;

– Usando a Linguagem do Lobo;

– Usando a Linguagem da Ovelha;

– Praticando a Linguagem da Girafa;
– Componentes básicos para a prática da CNV;

– Como as emoções interferem na comunicação;

– Alfabetização na linguagem das necessidades;

– Alfabetização na Linguagem dos Sentimentos;
– A Força e o poder da Empatia;

– A linguagem do Cuidado

– CNV no ambiente escola;

 

– Gratidão Sincera – como expressar nosso reconhecimento e aprender a recebê-lo.