INTELIGÊNCIA EMOCIONAL - Habilidade Essencial para a Educação do século XXI

APRESENTAÇÃO

Estamos num momento atual da nossa educação em que somente as competências cognitivas, chamadas Hard Skills, não são suficientes para abarcar as necessidades contemporâneas. Em relação aos países desenvolvidos, estamos meio século atrasados. Sabe-se hoje que as competências Socioemocionais são essências para desenvolvimento integral de todos que estão envolvidos com a educação.

Compreende-se assim, que a qualidade pedagógica depende da estabilidade emocional e de um ambiente tranquilo, e ela tem como fundamento a Inteligência Emocional, porque oportuniza aos atores educacionais a alfabetização na linguagem das emoções, possibilitando coerência nas atitudes. Ela é o instrumento que permite compreender e integrar a dimensão adequada das nossas ações.

De acordo com o sociólogo chileno Juan Casassus, 90% de todos os problemas vividos pelos educadores estão diretamente ligados às questões emocionais. Tal fato nos leva a crer, como dizia Platão, que “Toda a aprendizagem possui uma base emocional”, e dela não podemos escapar.

A obtenção de uma consciência emocional é essencial, significa saber aquilo que sentimos, saber aquilo que os outros sentem, descobrir a causa desses sentimentos e conhecer o efeito provável dos nossos sentimentos nos outros. As emoções evoluem e são moldadas pelas experiências que nos rodeiam ao longo de toda a nossa vida. A maior parte de nós tem muito pouca consciência da força das nossas emoções ou daquilo que as faz disparar.

Neste contexto, é muito importante compreender que a inteligência emocional não é o oposto de inteligência, não é o triunfo do coração sobre a cabeça, é o entrelaçamento de ambos.

 

OBJETIVOS PRINCIPAIS:

 

  1. Compreender que a relação pedagógica sairá mais beneficiada se os envolvidos conhecerem e dominarem a linguagem da Inteligência Emocional.
  2. Inspirar as pessoas sobre os benefícios para as conexões humanas se souberem se comunicar por meio de uma linguagem emocionalmente inteligente.
  3. Compreender como as emoções interferem em nossas vidas, contribuindo ou destruindo o bem-estar.

ASSUNTOS ABORDADOS:

– Competências socioemocionais para as escolas do Século XXI

– Fundamentos da Inteligência Emocional.

– Neurônios-espelhos – simulando internamente as ações dos outro

– O que é emoção

– Por que conhecer o mundo emocional?

– Compreendendo as emoções

– Raiva

– Medo

– Nojo

– Desprezo

– Tristeza

– Alegria

– Surpresa

– A Compreensão emocional no ambiente de trabalho;

– Atitudes para o Desenvolvimento da Educação Emocional;

– Desenvolvendo as Competências emocionais;

– Usando a Comunicação não violenta na educação.